São João de Meriti recebe premiação sendo pioneira em projeto de prevenção ao câncer de mam

Foto/Divulgação

Por: Comunicando Já!

Publicado em 10/07/2021

São João de Meriti foi premiado pelo Ministério da Saúde, na 1ª Edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer, com o Programa da Navegação de Pacientes com Câncer de Mama, que surgiu com o objetivo de melhorar as condições de pessoas em situação de vulnerabilidade social e com baixo acesso aos atendimentos oncológicos.

O município foi representado pela médica mastologista Dra. Sandra Gioia, especialista no assunto e o trabalho é realizado pelas equipes de saúde, na prevenção e controle da incidência do câncer, entre os usuários do Sistema Único de Saúde. A iniciativa foi  selecionada por um comitê formado por representantes do Ministério e convidados que avaliaram itens como as melhorias no acesso aos serviços prestados à população, alinhamento com as políticas de atenção à saúde, capacidade de respostas a crises, criatividade e inovação.

A Navegação de Pacientes é um modelo de prestação de serviços com foco no acompanhamento específico dos usuários do SUS para detectar quando a doença se instala. “O termo abrange todos os passos da jornada, iniciando-se na comunidade e englobando prevenção, diagnóstico, tratamento e sobrevida. E a ampliação da navegação de pacientes nas unidades básicas de saúde irá favorecer a prevenção e detecção precoce. Com isto é possível diminuir a incidência e a mortalidade do câncer de mama”, disse a médica Dra Sandra Gioia.

Além de Meriti, outros quatro programas foram premiados: um na Bahia e três em Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um projeto de jornalismo cidadão. Surgimos ao perceber que as notícias em destaque da cidade de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, são em sua maioria sobre a violência local ou sobre transporte público, geralmente precário.

 

Comunicando Já ® 2021 • Todos os direitos reservados